top of page

Audição Final de Ano Lectivo da EMEB


ree

No passado dia 29 de Junho de 2025, teve lugar a Audição Final do Ano Lectivo da EMEB – Escola de Música da Enxara do Bispo. Reuniram-se alunos, professores e famílias numa manhã cheia de música, dedicação e entusiasmo, onde cada apresentação reflectiu o trabalho desenvolvido ao longo do ano.



A audição começou com o grupo de Iniciação Musical, orientado pelas professoras Carla Silvério e Albertina Costa, que apresentou com energia a canção We Will Rock You, dos Queen, interpretada por Sara, Sofia, Inês e Xavier.

Sobre os seus Alunos as Professoras Albertina Costa e Carla Silvério disseram o seguinte:

A Ines, a Sara e a Sofia são 3 irmãs com características únicas e muita vontade de descobrir o mundo da música. O Xavier é um menino muito amoroso, cheio de ritmo e criatividade. Fizeram uma audição fantástica cheia de ritmo e boa disposição. Albertina Costa
O grupo de iniciação musical 0- foi composto na audição de fim de ano pelo Xavier, e pela Inês, Sara e Sofia, 3 irmãs que ingressaram a nossa EMEB há pouco tempo. São um grupo que, apesar de ser muito jovem e pequenino, está cada vez mais a ganhar contacto e à vontade com a música, o que demonstraram na sua apresentação de "We Will Rock You", projectando o ritmo através do seu corpo. Carla Silvério



ree

Seguiu-se o grupo de Piano, da professora Margarida Aurélio. Francisca Costa interpretou o Pequeno Prelúdio, de Renan Luis Balzan. A actuação da Ângela Aires combinou duas peças: A Colombiana, de Mário Mascarenhas, e Swans on the Lake, de John Thompson. Sobre as suas alunas a professora Margarida Aurélio partilhou o seguinte:

A minha aluna Francisca é uma menina ainda muito novinha, mas com grande potencial para a música, como demonstrou na audição de verão.
A minha aluna Ângela, nas aulas de piano, demonstra muito esforço e gosto pelo que aprende, o que foi mostrado pela ótima audição com que nos presenteou.

ree

O professor João Rodrigues apresentou os seus alunos de Guitarra:– A Inês e o Sebastião Margalha interpretaram A Thousand Years;– o Nuno Margalha apresentou Stairway to Heaven;– a Inês Ribeiro tocou Far Away;– e o David Ramos animou a audiência com Seven Nation Army.

Sobre os seus alunos, o professor João destacou:

Sebastião e Inês Margalha: “Mostraram de forma exímia o trabalho e a dedicação que tiveram ao longo do ano, com uma grande actuação que tocou imenso quem a ouviu, algo que já nos têm habituado.”
Nuno Margalha: “Merecia que tivesse corrido melhor, tendo em conta todo o seu gosto e dedicação. Ainda assim, mostrou uma grande resiliência e nunca desistiu.”
Inês Ribeiro: “Teve uma grande capacidade de adaptação ao seu novo (e diferente) instrumento, comprado mesmo em cima da audição, o que não é nada fácil.”
David Ramos: “Senti que tem vindo a gostar cada vez mais de tocar, o que me deixa muito feliz. Isso levou à escolha de tocar uma das suas músicas favoritas. A actuação foi impecável.”


A Banda Juvenil I, orientada pelo maestro Manuel Vigário, executou um exercício retirado do livro Making Music Matter, com grande concentração e sonoridade.


ree

Seguiu-se a actuação da turma de Flauta, da professora Margarida Carlos, com Francisca Costa a interpretar a tradicional Oh! Susanna.

A minha aluna Francisca Costa mostra-se interessada e com boa disposição, e o seu percurso tem sido tranquilo e gradual. Representou a classe de flautas na audição tocando com o à-vontade em palco que revela desde início.



ree

Sob a orientação do professor João Moreira, os alunos de Clarinete apresentaram Balão do João, com a Vitória, e uma peça com o mesmo nome da aluna – Vitória. O Ensemble de clarinetes, composto por Andreia Duarte, Inês Caloira, Diana Sennes, Maria Nunes, Liliana, Carina, Raiane Silva, Lara Caloira e Isabel Fonseca, interpretou três obras exigentes: Balada Galega, de Juan Montes; Cielo andaluz, de Pascual Marquina; e Theme for Clarinet, de Michele Mangani. Sobre os seus aluns o Professor João deixou as seguintes palavras:


Andreia – Aluna dedicada, demonstra total confiança no método de trabalho proposto pelo professor, o que contribuiu para uma evolução consistente e bem estruturada ao longo do ano.
Carina – Sempre disponível para aceitar novos desafios, a Carina destaca-se pela sua humildade exemplar, qualidade que será certamente uma aliada constante no seu percurso de evolução musical.
Diana – A Diana correspondeu plenamente aos desafios propostos, revelando-se uma aluna sólida, consistente e com um bom nível técnico. Tem todas as condições para alcançar patamares ainda mais elevados.
Inês Caloira – Dotada de excelentes capacidades musicais, com potencial para se tornar uma clarinetista acima da média, superou este ano um enorme desafio ao tocar a solo, o que demonstrou determinação e margem clara para ir ainda mais longe.
Inês Ribeiro – Apesar de não ter participado na audição, a Inês tem demonstrado interesse e empenho nas aulas. Esforça-se por progredir e aplica com atenção tudo o que lhe é proposto.
Lara Caloira – Apesar das dificuldades encontradas, a Lara demonstrou um interesse genuíno e uma grande vontade de aprender, qualidades fundamentais para a sua progressão musical.
Liliana – A Liliana revela um forte interesse em compreender e evoluir. Possui uma excelente capacidade de aplicar com precisão o que lhe é ensinado, e coloca frequentemente questões pertinentes que a ajudam a obter resultados consistentes.
Maria Nunes – A Maria demonstrou uma evolução muito promissora ao longo do ano, fruto de uma notável capacidade de absorver e aplicar informação em tempo real. Enfrentou e superou um grande desafio pessoal — tocar a solo — o que antevê um percurso clarinetístico com excelente potencial para o futuro.
Raiane – Teve uma evolução notável no curto período de tempo em que trabalhámos. A sua prestação na audição final foi sólida e reflectiu claramente as aptidões desenvolvidas ao longo do ano.
Vitória – Apesar de ter idade para integrar apenas a Iniciação Musical, a Vitória surpreendeu ao revelar competências muito acima do esperado: já consegue ler partitura e interpretá-la no clarinete, o que é extremamente promissor para a sua idade.



ree

O grupo dos Saxofones, dirigido pelo professor Rafael Machado, apresentou Tambourin, com arranjo de Gilles Martin, interpretado por Aimée Mauro, e Hips Don’t Lie, de Shakira e Wyclef Jean, com Dinis Franco, João Rodrigues e Maria Amaro. Sobre os seus alunos o professor Rafael deixou a seguinte mensagem:


Aimêe Mauro: A Aimêe mostrou uma enorme dedicação na preparação da audição, notando-se uma clara evolução face às apresentações anteriores.
Dinis, João e Maria: Uma apresentação impressionante numa obra tecnicamente desafiadora, tornando-se evidente a motivação e persistência destes excelentes alunos que se apresentaram em contexto de ensamble.


ree

Nos Trompetes, orientados pelo professor Miguel Nunes, o Francisco Matos executou dois exercícios do livro Mel Bay, e Gonçalo Costa e Leonor Margalha interpretaram um dueto da música Married Life, de Michael Giacchino. Sobre os seus alunos o professor Miguel Nunes teceu os seguintes comentários:

Os meus alunos Gonçalo e Leonor esforçaram-se muito para fazer um dueto na audição, praticamente à primeira vista, e tiveram um excelente prestação.
O Francisco mostrou que com alguma persistência e consistência no estudo consegue executar os exercícios com muito mais facilidade

ree

A turma de Trombone, do professor Lúcio Vilela, apresentou dois estudos do método de André Lafosse, interpretados por Francisco Teixeira e Afonso Miranda dos Reis, com rigor técnico. O professor Lúcio deixou também uma mensagem especial:

“Quero dedicar umas palavras de reconhecimento aos alunos da classe de Trombone, Francisco e Afonso, pela sua dedicação e empenho durante todo o ano lectivo. Sei que há alturas do ano mais complicadas, em que há exames escolares, mas mesmo assim, não perderam o foco e determinação. É esse esforço deles que me faz querer continuar a ajudá-los na sua evolução enquanto seres humanos e músicos. Aos dois, o meu muito obrigado.”

ree

Nos Bombardinos, também sob orientação do professor Manuel Vigário, a Inês Margalha e o Frederico Teixeira tocaram uma pequena melodia inspirada em Frère Jacques.


Cláudio Ramos, aluno de Tuba, interpretou Coromba, de Peter Wastall, igualmente sob a direcção do professor Manuel Vigário.


Inês reflecte uma educação onde a música ocupa um lugar central, e onde o amor pela harmonia se revela com naturalidade.
Frederico é, sem dúvida, o meu aluno com maior facilidade musical e uma energia contagiante — mas também o mais desafiante no seu percurso de desenvolvimento.
Cláudio é a prova viva de que, com dedicação e perseverança, a idade é apenas modelação.


A turma de Percussão, sob a orientação do professor António Abrunheira, apresentou um repertório variado e dinâmico. A peça Do-Re-Mi, de Richard Rodgers, foi interpretada por Matilde Oliveira, Inês Oliveira e Gabriel Ramos, num arranjo realizado pelo próprio professor. Seguiu-se Drum Beat 1, uma composição original de António Abrunheira, executada por João Manuel Esteves e Gonçalo Oliveira. Por fim, Ragtime Dance, de Scott Joplin, também com arranjo do professor, contou com a participação de Daniel Costa, Salvador Canhão, Margarida Aurélio e Carla Silvério.


A Matilde teve uma participação positiva na audição, demonstrando o progresso alcançado ao longo do ano.
O Gabriel empenhou-se na preparação e conseguiu cumprir os objetivos definidos para esta apresentação.
A Margarida revelou maturidade na forma como abordou a audição, fruto do trabalho desenvolvido nas aulas.
O Daniel evoluiu de forma constante e apresentou com clareza o repertório que trabalhou para esta audição.
O Salvador mostrou-se empenhado durante o ano letivo e fez uma audição sólida e bem conseguida.
A Carla preparou-se com responsabilidade e conseguiu transmitir tranquilidade e foco na sua apresentação.
A Inês demonstrou uma boa evolução técnica e musical, refletida na sua prestação na audição final.
O Gonçalo manteve uma atitude empenhada e realizou uma audição bastante positiva.
O João Manuel trabalhou de forma consistente ao longo do período e apresentou-se com segurança na audição.


A Banda Juvenil II, sob a batuta do maestro Manuel Vigário, encerrou com três peças cheias de cor e ritmo: Above and Beyond, Pirates of the Caribbean, e Arabian Dances.

Finalmente, os elementos da Banda Juvenil I voltaram a juntar-se para a peça final: Captains of Adventure.



Foi uma manhã marcada pelo talento e pelo esforço de todos os participantes. Os momentos musicais partilhados nesta audição ficarão certamente na memória de todos os presentes, e celebraram o trabalho desenvolvido ao longo de mais um período na EMEB.




Comentários


bottom of page